quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

DIA DA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Hoje é feriado no nosso Estado, com a comemoração da nossa padroeira (santa protetora) do Amazonas, a Nossa Senhora da Conceição.


Esta santa é uma invocação a Maria, mãe de Jesus – é uma tradição brasileira montar a Árvore de Natal e enfeitar a casa no dia de hoje.

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, fica no Largo da Matriz, no centro antigo de Manaus, segundo o historiador Abrahim Baze “Já em 1695, no entorno da Fortaleza de São José da Barra do Rio Negro, era a vez dos padres carmelitas construírem a Matriz de Manaus, naturalmente dedicada ao louvor a Nossa Senhora da Conceição. Construída no Largo da Trincheira, hoje Praça 15 de Novembro. Demolida em 1781 e erguida outra no mesmo local, embora não tenha sido concluída.Novamente demolida por ordem do governador Manuel da Gama Lobo de Almada, que reedificou outra maior no mesmo lugar. Tragédia do Incêndio - Ocorrido no dia 2 de Junho, o que a reduzia a cinzas, dessa forma foi nomeada uma comissão central, com agentes nas vilas e freguesias do interior para levantarem recursos para a nova construção. O surgimento da nova Igreja - foram iniciados em 10 de Julho de 1858, tendo sua pedra fundamental lançada às sete horas da manhã do dia 23 de Julho de 1858, era Presidente da Província Francisco José Furtado”.

Programação dos festejos: No dia da padroeira, sábado, os católicos poderão participar de missas às 7h30 e às 10h, na Catedral. Às 15h, acontece o ofício a Imaculada e, às 16h30, a procissão saindo da Avenida 7 de Setembro e percorrendo a Avenida Joaquim Nabuco, Rua 10 de Julho e Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro, onde acontecerá uma missa campal celebrada pelo arcebispo Dom Luiz Soares Vieira.

Aproveito a oportunidade, para desejar muitas felicidades a minha mais antiga vizinha do Conjunto dos Jornalistas, a Dona Conceição, aniversariante do dia. Ela é uma católica fervorosa, coordenadora de um Grupo de Orações e da Novena de Natal em Família. Parabéns Conceição! Vida longa!

Viva Nossa Senhora da Conceição, Viva!

Abrahim Baze - Nasceu em Manaus, Estado do Amazonas, em 27 de Agosto de 1949, filho de Akil Ayub Baze e Jandira Sena Baze. Diretor do Instituto Cultural da Fundação Rede Amazônica, apresentador do Programa Literatura em Foco. Escritor com 17 obras publicadas, duas na Europa, formando em  História do Centro Universitário do Norte – UNINORTE (Portal Amazônia).

 

Foto: J Martins Rocha (Interior da Igreja Nossa Senhora da Conceição)

Nenhum comentário: